Tuesday, December 8, 2015

Home Sweet Home!!!!

JÁ TEMOS CASA!!!!!

Depois de 5 dias em Hatfield já estamos perfeitamente acomodados na nossa nova casa. Alugámos um apartamento muito acolhedor numa zona residencial muito agradável.

Depois de nos terem dito que a única forma de alugar uma casa sem histórico de aluguer no Reino Unido seria dar 6 rendas de adiantado, que nunca arranjaríamos uma casa mobilada e com todos os acessórios necessários (pratos, copos, tachos, frigideiras, ...) e que o melhor seria alugar um quarto numa casa cheia de gente mal cheirosa (não estou a brincar, vimos mesmo um quarto que era um verdadeiro degredo!), conseguimos em praticamente 2 dias fazer todo o processo de arredamento e mudar-mo-nos de armas e bagagens para este "lovely flat".


O quarto:





A sala/cozinha:




Casa-de-banho:


Jardim (partilhado com a casa do lado):



A casa está totalmente equipada. Tem televisão, box youview, chaleira, torradeira, microondas, fogão, forno, máquina de lavar roupa, máquina de lavar loiça, frigorífico (infelizmente sem congelador) e todos os acessório necessários. As únicas coisas que comprámos foi um jogo de lençóis e fronhas, 2 almofadas e 5 tupperwares. De casa tínhamos trazido toalhas por isso felizmente não foi necessário comprar. 
Pagamos de renda 950£ (1 308,40€) com todas as contas incluídas (acreditam que depois de tudo o que vimos este valor não é fantástico mas é muito bom!).



Como foi o nosso processo de arrendamento?

- Vimos a casa no website "Right Move" na sexta-feira à tarde e agendámos visita para sábado de manhã;

- No sábado vimos a casa e imediatamente mostrámos interesse em avançar com o arrendamento;

- Em seguida fomos ao escritório da "Wrights Estate Agents" (agência imobiliária que estava a tratar do aluguer), preenchemos um formulário, mostrámos a nossa identificação e pagámos 200£ (275,45€) para tratarem da papelada;

- As nossas informações foram envidas para uma empresa de "credit checking" que faz a avaliação dos potenciais inquilinos de forma a averiguar a sua capacidade para pagar a renda do imóvel;

- No sábado recebemos por email um formulário da empresa de "credit checking" para preenchermos (perguntam por exemplo o local de trabalho, o ordenado anual e pedem um contacto do local de trabalho);

- Nesse mesmo dia a empresa de "credit checking" enviou um email ao local de trabalho do Zé para os questionar quanto às condições de trabalho (tipo de contrato, remuneração e preservativas futuras);

- Na segunda-feira por volta das 12h recebemos o aval positivo e fomos à agência pagar a renda (950£ = 1 308,40€) e a caução (1 425£ = 1 962,60€);

- Hoje por volta das 13h assinámos o contrato, recebemos a chave e mudá-mo-nos para cá (já não aguentávamos viver em hotéis sem poder cozinhar e com a roupa toda enrolada dentro das malas, quem diz que o seu sonho é viver num hotel certamente nunca teve essa experiência!).



Quanto gastámos com a mudança de Lisboa para Hatfield?

- Voo + 4 malões de porão: 116,48£ (161,69€)

- Estadia em Hóteis (4 noites no Ramada e 1 noite no Travelodge): 352£ (488,61€)

- Transportes públicos: 55,40£ (76,90€)

- Táxis/Uber: 69,50£ (96,47€)

- Comer fora: 135,78£ (256,16€)

- Compras: 184,54£ (256,16€)

- Telecomunicações: 40£ (55,52€)

- Casa: 2 575£ (3 574,38€)


Ou seja, no total gastámos 3 528,70£ (4 898,23€) até estarmos totalmente instalados! Obviamente que há formas mais e menos dispendiosas de fazer este tipo de mudança, esta foi a nossa experiência e é apenas sobre ela que posso dar o meu input. 


Sites onde podem procurar casa/quarto:
http://www.gumtree.com/
https://www.spareroom.co.uk/
http://www.rightmove.co.uk/
http://uk.easyroommate.com/



Espero que a nossa experiência seja útil para aqueles de vós que planeiam um novo desafio fora de Portugal!



30 comments:

  1. Adorei a vossa casa :) A vossa experiencia fez-me lembrar a nossa, sem a parte dos hoteis,porque primeiro veio o marido e teve a sorte de ficar o 1o mes em casa de amigos e depois os restantes 3 num quarto por 450£/mes... foram 4 longos meses de separacao mas valeram a pena :) :) :)
    Estou a gostar muito da partilha das vossas experiencias :) Vai ajudar imenso outras pessoas que queiram vir para ca :)
    Bjinhooosss

    https://matildeferreira.co.uk/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Matilde,
      Nós somos privilegiados por termos conseguido vir juntos! Ficar em casa de amigos teria ajudado mas mesmo assim é possível!
      É esse mesmo o nosso objectivo, dar a conhecer a nossa experiência e ajudar quem está a pensar vir para cá!
      Obrigada pelo carinho :)

      Delete
  2. Uau, adoro a casa :)
    Adorava poder ir para uma casa logo que chegasse a Londres, prezo muito a minha privacidade, mas vamos ter que investir num quarto nos primeiros tempos.. Esperemos que não seja muito :D

    ReplyDelete
    Replies
    1. olá Andreia,
      Obrigada!! Nós também AMAMOS a nossa casa!
      Nós vínhamos mentalizados para ficar num quarto mas a cidade onde estamos não tem muita escolha e os preços são muito diferentes do centro de Londres (porque estamos nos subúrbios), então para nós a casa foi uma possibilidade.
      Tens de pensar que mesmo num quarto o importante é estarem juntos a construir um futuro para os dois! :)

      Delete
  3. Olá!

    Em primeiro lugar, feliz ano novo!

    Encontrei o vosso blog e estou coladissima, principalmente porque vocês explicam detalhadamente a vida aqui no UK. Vim para casa de uns amigos em Sheffield, há mais ou menos 1 mês. Estou à procura de emprego ainda, mas estou a gostar da experiência de cá estar, tirando a parte de ter deixado o meu namorado para trás. Mas acredito que as coisas vão melhorar, e vou certamente manter-me atenta ao vosso blog! :b

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Taniia!

      Feliz 2016!

      Obrigada pelo teu comentário e por acompanhares o nosso blog.

      Espero que o nosso blog te seja útil e que tudo te corra bem nesta transição! E já agora muitos parabéns pela coragem!

      Vais ver que vai valer a pena. Na vida temos de fazer sacrifícios se queremos construir algo que valha a pena. O facto de estares em casa de amigos é uma grande ajuda!

      Procuras emprego em que área?

      Vai dando notícias! :)

      Delete
    2. Não tens de quê! Sem dúvida vou continuar a acompanhar, e quem sabe o Wanderlustlens (o meu blog), venha a ter o meu dia a dia nesta nova experiência! :b

      Eu espero que valha. Eu já morei no estrangeiro há uns anos atrás, mas nunca me tinha aventurado sozinha. E estes meus amigos ajudaram imenso nessa decisão.

      Hoje tive a feliz notícia de ser chamada para uma fábrica aqui em Sheffield, começo na segunda-feira a trabalhar lá! É onde eles trabalham, por isso vai ser uma grande ajuda poder ir e vir com eles. Mas se um dia puder procurar emprego na minha área, fotografia seria o ideal sem dúvida. Por agora terei de me contentar em ir colocado "random stuff" no meu blog. :b

      Delete
    3. Taniia PARABÉNS!!!!!!! Este é o início, deves estar muito orgulhosa de ti! Random ou não, o que interessa é que estás a lutar pelos teus objetivos!

      Parabéns pelo teu blog! Sempre quis fazer um workshop de fotografia mas nunca cheguei fazer... gosto bastante mas por agora só tiro fotos com o telemóvel!

      Beijinhos!

      Delete
    4. Obrigada! Já estou ansiosissíma, mas acho que vai correr bem e quando menos esperar, tenho o meu namorado aqui comigo. :b

      Obrigada mais uma vez, gosto muito do meu blog! Mas desde que vim, que não tenho muita vontade de actualizar, até porque tem sido uma grande mudança. Quanto ao workshop de fotografia, vale sempre a pena aprender as bases! Eu sou suspeita, porque tenho o curso e era o que queria seguir. Mas vale sempre a pena aprender! :D

      Beijinhos!

      Delete
  4. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  5. Olá. Desde já parabens e benvindos a terra de sua majestade! Moro em UK ha 10 anos, 2 dos quais em Londres e posso dizer vos que tiveram muita sorte :).
    Muitos Portugueses chegam aqui com meia duzia de tostoes, o pouco que conseguiram juntar no nosso pais em crise, sem trabalho, longe dos filhos e da familia e sofrem bastante, passam por muitas dificuldades, mas uma coisa e certa, com muita luta... conseguimos la chegar!
    Hoje tenho a minha vida estabilizada, uma empresa de apoio aos imigrantes e sou feliz aqui!!
    Desejo vos tudo de bom, muita sorte e sucesso!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Cláudia!

      Obrigada pelo teu comentário e por nos acompanhares.
      Muitos parabéns pelo teu sucesso e votos de um 2016 cheio de felicidade!
      A tua empresa tem facebook? Muitas pessoas contactam-nos a pedir ajuda, talvez a tua empresa seja uma boa ajuda para alguns.
      Obrigada :)

      Delete
    2. Olá Cláudia Fernandes e parabéns Filipa pelo excelente Blog, tenho um enorme dilema, pois entre o mês de junho e julho vamos mudar-nos para Peterborough em Cambridgeshire.... e estou a morrer de medo... pois foi tudo muito repentino vou pedir licença no trabalho do estado de 16 anos...vou com o meu marido que já esteve 9 anos na Ilha do Homem e tem carteira profissional de Scaffolder, e mais três filhos um de 19 anos, uma de 13 anos e uma de 1 ano de idade. Portugal não nos dá hipóteses que ajudas ou luzes me poderão dar por favor sofsaraiva77@gmail.com, facebook - sofia saraiva
      Beijinhos e Boa Sorte a todos!!!!!!!!!!!!!!!

      Delete
    3. Ola eugirassol! :)

      Muita sorte e muita força para esta nova etapa!

      Já sabes quando se mudam?

      Delete
    4. Olá Filipa, o meu marido já foi ontem.....:-(, o meu filho mais velho vai dia 28 e eu e as meninas vamos dia 21 de julho.....tenho tanto medo!!!!!!!!!!!!!!!

      Delete
  6. Parabens pela casa! Realmente foram inteligentes ao nao irem para Londres como a grande maioria das pessoas. Nos infelizmente cometemos esse erro mas passamos 3 meses, saimos logo de Londres! Foi a melhor coisa que fizemos e no dia que completamos 3 anos ca mudamo-nos para uma moradia de 3 andares de meio milhao de libras, mas sentimo-nos que cada dia é uma batalha constante especialmente com filhos e sem retaguarda familiar, o que torna tudo mil vezes mais dificil :(

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tens toda a razão Sílvia. Estas em que zona?

      Cump
      Joana

      Delete
    2. Na minha amada Cambridge, melhor cidade do mundo para se viver! :)

      Delete
    3. Olá! :)
      Nós viemos para Hatfield porque é aqui que o Zé trabalha mas efetivamente acho que foi a melhor decisão. Acho que aqui temos mais qualidade de vida e estamos próximo de Londres de forma a que todos os fins-de-semana vamos até lá dar um voltinha! :)

      Pode ser uma batalha constante mas certamente vale a pena para toda a família! Que continue tudo a correr bem convosco!

      Continuem a seguir-nos através do blog, facebook (www.facebook.com/malafeitauk) e Instagram (www.instagram.com/malafeitauk)!

      Delete
  7. Sim, as pessoas nao fazem a minima ideia do que é ter filhos ca! So pelo infantario do nosso filho pagamos todos os meses £1100, agora com outro a caminho, vai ser bonito! Durante os 3 primeiros anos tb vivemos num sitio lindo a apenas 15min de carro de Londres, mas entretanto decidimos mudar-nos para Cambridge a pensar na educacao dos nossos filhos, aqui temos as melhores escolas do país! Alem disso, temos acesso a cultura e ha sp eventos a decorrer todos os dias uma aventura :) muito boa sorte para vcs! xx

    ReplyDelete
    Replies
    1. Imagino que seja mesmo um grande esforço, mas pelo menos sabes que estás a fazer o melhor por ti e pelos teus filhos! As oportunidades que lhes podes proporcionar valem a pena e é a isso que tens te agarrar! :)

      Que nos aconselhas a visitar na tua zona? :)

      Delete
  8. Tanta coisa! Um dia destes com mais calma volto ao meu blog (http://somewhereovertherainbowuk.blogs.sapo.pt) e coloco um post sobre isso :) tenho andado bastante atarefada, gravida de 40 semanas, filho de 4 anos e mto trabalhinho, quando as coisas acalmarem escrevo melhor sobre as maravilhas de Cambridge! A começar pela melhor padaria portuguesa do mundo, onde tudo é absolutamente delicioso ;) xxx

    ReplyDelete
    Replies
    1. 40 semanas??!!! Espero que corra tudo bem e que tenhas uma hora pequenina!
      Fico à espera de ler sobre isso no teu blog!!! Haaaaaa e quero saber qual é essa padaria!

      Beijinhos! :)

      Delete
  9. eu gastei imenso dinheiro qdo me mudei.... foram os custos iniciais, depois foi a renda em londres que e carissima, mais o custo do deposito. mudei-me em Janeiro mas so recebi o primeiro ordenado no final do mes de fevereiro. Com a diferenca cambial ainda foram 10k pra 2 meses pra 2 pessoas! ptto a conclusao e, e importante fazer as contas antes de se fazerem as malas antes de se mudarem para um pais como o UK. Eu felizmente estava a par dos custos e tinha dinheiro de parte

    ReplyDelete
    Replies
    1. É verdade MissLilly, tem de se pensar muito bem antes de tomar este paço porque o investimento é muito! Tens toda a razão!
      Está tudo a correr bem convosco? Em que zona estão a morar?

      Delete
  10. Olá, estou viciada na vossa página e a adorar :) Parabéns e obrigado pela partilha desta experiência. Nem imaginam a ajuda que dão a quem está a pensar ir para aí.
    Somos um casal com três filhos (entre os 15 e 18 anos) e já não aguentamos mais a vida em Portugal. Financeiramente, já não conseguimos...
    Há cerca de dois anos que pensamos ir viver para aí, mas o receio da mudança tem-nos retido por aqui. Mas agora estamos mesmo decididos. Não só por nós, mas pelo futuro dos nossos filhos.
    O meu marido anda há três meses a enviar Cv e este mês teve o contato de uma firma em Peterborough, na especialidade dele. Aguarda que o chamem para entrevista ainda este mês. Se ficar com o emprego, lá vamos nós :)
    A nossa maior preocupação é arranjar casa, tratar do nacional insurance...porque queremos ir todos juntos ou ir eu e o meu marido 2 ou 3 dias resolver tudo.
    Acham possível? Desculpem o discurso tão longo, mas gostava mesmo da vossa opinião...

    ReplyDelete
  11. Olá, estou viciada na vossa página e a adorar :) Parabéns e obrigado pela partilha desta experiência. Nem imaginam a ajuda que dão a quem está a pensar ir para aí.
    Somos um casal com três filhos (entre os 15 e 18 anos) e já não aguentamos mais a vida em Portugal. Financeiramente, já não conseguimos...
    Há cerca de dois anos que pensamos ir viver para aí, mas o receio da mudança tem-nos retido por aqui. Mas agora estamos mesmo decididos. Não só por nós, mas pelo futuro dos nossos filhos.
    O meu marido anda há três meses a enviar Cv e este mês teve o contato de uma firma em Peterborough, na especialidade dele. Aguarda que o chamem para entrevista ainda este mês. Se ficar com o emprego, lá vamos nós :)
    A nossa maior preocupação é arranjar casa, tratar do nacional insurance...porque queremos ir todos juntos ou ir eu e o meu marido 2 ou 3 dias resolver tudo.
    Acham possível? Desculpem o discurso tão longo, mas gostava mesmo da vossa opinião...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Sandra!
      Obrigada por nos acompanhares e pelo teu comentário! :)
      Ficamos super felizes por achares que o nosso blog é útil e por de alguma forma te ajudar nesta fase da tua vida! Foi esse mesmo o nosso objectivo quando o criámos.

      É preciso muita coragem e determinação! Parabéns por ires à luta por ti e pelos teus filhos! Todas a pessoas com quem tenho falado dizem que aqui é muito mais fácil criar os filhos que em Portugal, porque lhes podem dar coisas que em Portugal não podiam (já para não falar do facto que vão falar inglês fluente o que é absolutamente fantástico!).

      A grande vantagem de Peterborough é que não é centro de Londres e por isso as coisas vão ser mais baratas. E depois tens um comboio para King's Cross que demora 50min, para quando quiseres ir passear a Londres! :)

      É fantástico o teu marido ter conseguido uma entrevista!!! Parabéns!! Estou a torcer por vocês!

      Quando chegarem o ideal é:
      - alugar um quarto/apartamento
      - abrir conta bancária (normalmente pedem contrato de arrendamento, mas nem sempre depende do banco)
      - tratar do national insurance number (é muito rápido, ligas para um número, marcas uma "entrevista" e dão-te um documento que prova que solicitaste o teu NI, depois enviam para casa, o nosso demorou aproximadamente 1 mês a chegar mas o Zé começou a trabalhar antes de ter o NI e não houve qualquer problema).

      Nós demorámos aproximadamente 1 semana a tratar de todas estas questões.

      Qualquer questão dispõe! E vai dando notícias! :)

      Delete
    2. Olá Sandra! parece que estamos na mesma situação....infelizmente.... também vou para lá mas quero arranjar trabalho.....

      Delete
  12. This comment has been removed by a blog administrator.

    ReplyDelete